Saúde

Dia D contra a gripe é neste sábado

Números da imunização na cidade continuam baixos em relação à meta de atingir 119,4 mil pessoas

Jô Folha -

O próximo sábado, dia 13, marca o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, momento em que todas as equipes da saúde de Pelotas estarão voltadas para a imunização. Neste dia cresce a importância de garantir um grande número de imunizados, já que a meta do município é atingir 119,4 mil pessoas que integram os grupos prioritários, e até agora somente 25.228 foram vacinadas.

Todos os municípios do país participam da campanha, que começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio. Até agora Pelotas recebeu 84.870 doses da vacina, entregues aos poucos. O número é grande se comparado à pequena quantidade de pessoas que procura pela proteção contra o vírus do H1N1, Influenza A e Influenza B: em quase um mês de campanha, apenas 21% do público-alvo foi vacinado. Entre eles estão os idosos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em 45 dias após parto), pessoas que possuem doenças crônicas, trabalhadores da área da saúde e professores.

O cartaz de divulgação da campanha já pede: “Vacine-se, deixe a gripe pra lá”. Foi o que fez a professora Sabrina Campelo na semana passada. Neste ano, os professores das redes pública e privada foram incluídos no grupo prioritário. Ontem ela se dirigiu até o Centro de Especialidades para vacinar a filha, a pequena Lívia, de 11 meses. Apesar de ser o local que mais distribui a dose, a fila era curta devido à baixa procura.

A expectativa da prefeitura é de que, apesar do frio não ter chegado com força, um grande número de pessoas tire o próximo sábado para ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima para garantir a proteção para o inverno, época em que as doenças respiratórias ocorrem com maior frequência. A enfermeira Ana Alice Maciel, uma das responsáveis pelo Setor de Epidemiologias da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta a importância de estar prevenido o quanto antes e pede que, aqueles que ainda não se vacinaram, se dirijam às unidades portando o caderno de vacinação ou o documento de identidade.

No sábado estará suspensa a vacinação na zona rural. Um posto volante vai operar na Cohabpel e equipes da saúde estarão vacinando os idosos das casas geriátricas. Todas as UBSs estarão abertas das 8h até as 17h.

Parcial de vacinação - até a última sexta-feira
Idosos (a partir dos 60 anos): 13.937
Pessoas com doenças crônicas: 4.726
Trabalhadores da saúde: 3.292
Crianças de seis meses até cinco anos: 1.548
Professores da rede pública e privada: 629
Gestantes: 633
Puérperas (mulheres em até 45 dias pós-parto): 305
Funcionários do sistema prisional: 79
População privada de liberdade: 79
Indígenas: 0
Total: 25.228

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais luz no coração  de Pelotas Anterior

Mais luz no coração de Pelotas

Próximo

Terremoto de 5,5 graus mata oito e deixa 23 feridos na China

Deixe seu comentário